sábado, janeiro 11, 2003

Sentença dispensa diploma para jornalistas de todo o Brasil

Enquanto não me vierem com um argumento realmente plausível a favor do diploma de Jornalismo continuo concordando com opiniões como a do Eduardo. Se alguém vier com aquele papinho merda de "ah, então agora vou ser advogado", nem perca seu tempo! Vamos ver se agora acaba com essa putaria de uma faculdade de Jornalismo a cada esquina. Só aqui em Santos, cidade de cerca de 500 mil habitantes, tem umas seis e uma pior do que a outra. Não há nada que justifique um curso de QUATRO ANOS de Jornalismo! A pouca técnica que a profissão exige pode ser absorvida em cursos de trainees como os da Folha, Abril ou Estadão. Não é preciso uma formação como a de um curso de Medicina ou Engenharia, por exemplo.

Por outro lado, Jornalismo não é apenas editoria de Cultura e Variedades. Povo deslumbradinho com carteirada, "VIP areas" e CDzinho e livro "di grátis" tem que saber que Jornalismo também trabalhar com clientes chatos, fazer assessoria de imprensa de políticos filhos da puta e empresas sem graça, subir em morros, revisar e cortar texto de repórter metido a besta, trabalhar aos finais de semana, passar madrugada em delegacia, bolar pautas mirabolantes em dias que não acontecem nada, cobrir jogo de Itapopoca contra Itapetininga. Não é esse "glamour" que alguns acham que existe...

Não é o diploma que vai dar ou tirar o emprego de alguém e sim a competência. Sou até a favor da criação de uma entidade como a OAB pra controlar a emissão dos desejados (e inúteis) MTBs mas que eles não sejam restritos apenas a quem se formou em Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário