sexta-feira, outubro 11, 2002

Pra quem é ingênuo a ponto de achar que a culpa da alta do dólar é do Lula, aqui vai esse post do Lavieri... Ele já chama quem acredita nessa cascata de outro nome, mas eu ainda prefiro acreditar na ingenuidade humana. ;oP

"Nosso amigo mercado tem apenas um interesse: lucro. E a eleição caiu como uma luva. Explico o por quê: por falha, descuido ou coincidência, o governo deixou que enormes vencimentos de dívidas em dólar ficassem no período entre setembro e o fim do ano, justamente a época da eleição. A operação que os bancos fazem é simples: usam o dinheiro que têm para comprar dólar e fazer a cotação subir, pois na data em que vence a dívida o Banco Central converter o valor em real e paga o devido. E os bancos ganham muito mais, pois operam aqui. A outra alternativa do BC é rolar a dívida, mas os juros que são sugeridos pelas instituições são exorbitantes. É o "se ficar o bicho come, se correr o bicho pega".

Aí entra a eleição. Como quem criou essa maravilhosa máquina de fazer dinheiro é o governo atual, o "mercado" não quer mudança. Com isso, a cada subida da oposição, usa-se o fácil argumento do "medo de mudança" para fazer o dólar subir. O gozado é que a maioria não percebe que o dólar só sobe perto de vencimentos das dívidas públicas e privadas. E vai ser assim até o último grande vencimento. O próximo é dia 17, e a especulação já começou, pois o BC já começou a tentar rolar a dívida.

E com Serra ou Lula a situação vai ser a mesma, pois mercado não é governo e nem bonzinho. Criaram o monstro e agora ele se rebelou. E estão usando isso como terrorismo eleitoral, assim como usaram a estabilidade da moeda para garantir a reeleição. É triste, mas o jogo é assim.

Mas no lugar de tentar entender a situação é mais fácil ficar alimentando uma história imbecil dessas, como era a de que se Lula entrasse (na época do Collor) todos teriam de doar um quarto de casa a um sem-teto...

Precisa ser burro para acreditar nisso, mas burro é o que não falta, afinal o malufão levou 4 milhões de votos em Sampa..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário