segunda-feira, setembro 17, 2001

Este artigo do Robert Fisk, do "Independent", que saiu na Folha de hoje é o texto definitivo sobre o atentado ao WTC: http://www.uol.com.br/folha/mundo/ult94u29374.shl. NÃO DEIXEM DE LER!!!

Alguns trechos...

"A retaliação é uma armadilha. Em um mundo que deveria ter aprendido a seguir as regras da lei e não as da vingança, o presidente Bush parece estar se encaminhando diretamente para o desastre que Osama bin Laden preparou.

Não há dúvida sobre o que aconteceu na semana passada. Foi um crime contra a humanidade. Não podemos entender a necessidade que os EUA têm de retaliação a não ser que aceitemos esse fato sinistro e terrível. Mas o crime foi cometido justamente para provocar esse golpe cego e
arrogante que o Exército norte-americano está preparando.

(...)

Ato de terrorismo
Há 19 anos começou o maior ato de terrorismo da história moderna do Oriente Médio. No dia 16 de setembro de 1982, os aliados paramilitares de Israel começaram três dias de orgia, estupros, esfaqueamentos e assassinatos nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila, matando 1.800 pessoas. O fato aconteceu logo após a invasão israelense do Líbano para expulsar a OLP do país, com o aval do secretário de Estado americano, Alexander Haig, e custou 17.500 vidas libanesas e palestinas, quase todas civis. Provavelmente três vezes o número de vítimas do World Trade Center. Mas eu não me lembro de nenhum discurso comovente sobre a democracia ou a liberdade.

(...)

Repito: o que aconteceu em Nova York foi um crime contra a humanidade. E isso significa policiais, detenções, justiça, toda uma nova corte internacional em Haia, se for necessário -mas não mísseis, bombas de "precisão" e vidas muçulmanas sacrificadas em vingança pelas vidas ocidentais. Mas a armadilha já foi instalada. Bush -e talvez todos nós- estamos neste momento marchando rumo a ela."

Assino embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário